Medicina Chinesa

Com uma história de mais de 5000 anos, as práticas da Medicina Chinesa vem ganhando cada vez mais seguidores nos dias atuais.

medicina chinesaBaseada na Filosofia Oriental, possui sistema diagnóstico e de tratamento próprio e suas principais teorias são Yin e Yang e Teoria dos Cinco Movimentos.

O sistema chinês de saúde leva em consideração a observação dos movimentos da natureza tais como Água, Fogo, Terra, Metal, Madeira, as estações do ano, Calor e Frio, as características de cada erva ou alimento, como quente, fria, picante, amarga, doce, salgada, e assim, embora tenhamos uma base comum, cada pessoa recebe um diagnóstico e tratamento individual, conforme suas características intrínsecas.

Os principais pilares da Medicina Chinesa são:
• Dietoterapia (manutenção, prevenção e tratamento através dos alimentos);
• Qi Gong (preservação da essência, controle emocional e equilíbrio mental através da respiração);
• Tui Ná (manobras corporais para reequilíbrio das desarmonias);
• Fitoterapia (utilização de plantas e ervas, para preparação de chás ou “remédios” com a finalidade de manter a saúde, prevenir ou tratar desarmonias);
• Acupuntura (através do sistema anatômico de canais, utiliza agulhas ou outros instrumentos de estímulo, para promover o reequilíbrio dinâmico do corpo e mente).

O encantamento disso está quando aplicamos essas técnicas para o cuidado das crianças, levando em consideração sua individualidade e características biológicas.

Além de ser uma medicina de fácil acesso, utiliza os meios mais naturais de intervenção, podendo criar um hábito saudável que a criança levará para toda vida.

“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor.”

Maria Montessori

error: Conteúdo Protegido! Se precisar de informações, entre em contato!