Como ajudar seu filho a superar a timidez
Para os pais, pode ser um grande desafio entender como ajudar seu filho a superar a timidez.
Não existe problema em seu filho se ele é tímido ou acanhado, em ser uma criança mais “Yin”, como diriam os chineses, quando isso não te atrapalha socialmente e não te traz insatisfação, mas entenda que importante saber lidar com isso de forma consciente.
É normal que crianças pequenas fujam e se escondam de pessoas que não conheçam e com quem não tenham intimidade.
Se seu filho fala baixo, não gesticula muito, expressa pouco as suas ideias e fica vermelho com facilidade, tudo indica que ele possa ser tímido.
A timidez na infância é muito comum e, em muitos casos, se não for dada a devida atenção, pode perdurar até pela vida adulta.
Então papais e mamães fique atentos aos sinais e tenham a consciência de que é fundamental entender como ajudar seu filho a superar a timidez!
Apesar de não ser considerada uma doença, em excesso na infância ela pode prejudicar bastante o desenvolvimento das relações sociais e dos laços afetivos da criança ao longo dos anos.
Os sinais mais comuns da timidez em excesso são aqueles em que há pouca interação da criança com o mundo exterior.
Essa dificuldade faz com que a criança se feche em si mesma (prefira brincar sozinha, por exemplo) e evite manter contato com outras crianças.
Além disso, ela pode apresentar sintomas como vermelhidão na face, sudorese e gagueira.
Vale ressaltar que brincar sozinha é importante para a criança, pois é assim que ela organiza suas ideias, recria situações, treina comportamentos, construindo seu mundo de dentro.
Só é preocupante quando a criança só quer ficar sozinha o tempo todo e evita interagir com os colegas.
Como ajudar seu filho a superar a timidez
Mas a timidez pode ser considerada um problema?
Sim e não!
Muitos de vocês já devem conhecer o símbolo do Yin Yang:
Yin e Yang são opostos: noite e dia, frio e calor, calmaria e agitação, timidez e extroversão.
A justa medida é sempre o equilíbrio entre eles, como representado no símbolo: sempre existe um ponto de equilíbrio, quando um lado começa a ficar em excesso, já se transforma no outro.
Ah, tá ! Mas o que isso tem a ver com a timidez das crianças?
Quando o ponto de equilíbrio entre ser tímido e conseguir interagir quando necessário está afetado, a Medicina Chinesa tem a solução: seja através da Dietoterapia, da Auriculoterapia, do Tui Ná ou qualquer outra intervenção, ela consegue retornar o estado de normalidade e acaba com as aflições.
Então, se para você está sendo um desafio entender como ajudar seu filho a superar a timidez, entre em contato pense na possibilidade de incluir as Terapias Orientais em seus procedimentos e permita uma vida mais equilibrada ao seu pequeno.
Porque criança nenhuma merece viver uma vida em desarmonia!